Por Gilson Silva de Lima
Resumo: Este artigo de revisão consiste em fazer uma pequena reflexão sobre o
planejamento didático considerando envolvida no processo de aprendizagem por
meio da Educação a Distancia a classe idosa. A pesquisa foi desenvolvida com o
método de Análise Bibliográfica baseando-se apenas no trabalho das professoras
Leticia Rocha Machado e Patrícia Alejandra Behar, intitulado: Educação a
Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Destacando
dentro dos estudos feitos apenas o planejamento didático em EAD como a
principal ferramenta para alcançar a aprendizagem da classe idosa. Constatando
na conclusão que de fato sem planejamento didático não é possível alcançar
classe alguma de estudante, principalmente a idosa.
Palavras-Chave: Tutor EAD. Planejamento. Didático.
Introdução
Diante
de um mundo globalizado pelo avanço da Internet não é de se admirar que a
educação evoluísse. E como tudo que evolui, precisa ser estudo, não é diferente
em relação ao ato de educar por meio de uma nova educação que busca alcançar
não só uma sala de aula, e sim, todo o mundo que se faz a sua volta buscando
atingir diferentes camadas sociais e diferentes idades. Por isso esse pequeno
trabalho faz uma reflexão sobre o planejamento como forma de propor um ensino
de qualidade direcionado a classe mais idosa que cada vez mais tem procurado se
aprimorar sobre o uso do AVA.
O
Planejamento Educacional
O planejamento é
a principal ferramenta para se alcançar um objetivo elaborado na educação EAD,
que é o de ensinar. Principalmente quando o ensinamento é direcionado aos
idosos que apresenta um tempo didático de aprendizagem mais vagaroso quando
comparados a uma classe de jovens.
O
planejamento é fundamental em cursos virtuais pois, a partir do plano de ação,
o professor ou gestor pode pensar sobre as necessidades dos alunos. A
organização cria situações de segurança com os idosos, principalmente nas ações
durante as aulas. Estas foram apreciadas e avaliadas positivamente de forma
geral. Completando com o depoimento de um dos idosos sobre a avaliação do
professor: Creio que todo o idoso que esteve na sua aula aproveitou muito, pois
o seu domínio da matéria e da tecnologia são seguros e produzem muita
satisfação no aprendizado (SlC5Q - Fragmento do Questionário). (MACHADO; BEHAR,
2015).
Como a própria
citação anterior de um idoso menciona “pois o seu domínio da matéria e da
tecnologia são seguros e produzem muita satisfação no aprendizado”. O que
significa que não é só preciso se ter muito conhecimento e domínio tanto da
área de atuação como também das novas tecnologias que surgem a cada dia, e sim,
aprimorar os conhecimentos sabendo como ensina-los aos discentes por meio de um
planejamento didático bem elaborado. O que leva tempo e demanda uma grande
dedicação visando alcançar os idosos que necessitam de muita paciência para
aprenderem algo novo.
Considerações Finais
Não importa qual
seja a faixa etária, o ensino só poderá alcança-la se houver planejamento
levando em conta seu perfil e as suas necessidades. E isso se torna mais forte
quando se trata de uma classe de discentes que são de terceira idade. Ou seja,
o tutor é o responsável direto em relação à aprendizagem ou não aprendizagem
desses alunos envolvidos no processo. Até porque existe uma grande parte da
população idosa que ainda não faz uso das tecnologias, o que torna o papel de
ensinar mais complicado e emocionante. Pois, o tutor também terá que buscar
possibilidades dentro de todo o seu planejamento de como ensina-los também a
informática além da sua área de conhecimento trabalhada no Ambiente Virtual de
Aprendizagem.
Referência bibliográfica
MACHADO, L. R;
BEHAR, P. A. Educação à distância e cybersêniors:
um foco nas estratégias pedagógicas. Disponível em: <http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/portal/frameset.jsp>
Acesso em: 01 de janeiro de 2016.