terça-feira, 15 de março de 2016

O PAPEL DO TUTOR EAD: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO


Por Gilson Silva de Lima

Resumo: Este artigo de revisão consiste em fazer uma pequena reflexão sobre o planejamento didático considerando envolvida no processo de aprendizagem por meio da Educação a Distancia a classe idosa. A pesquisa foi desenvolvida com o método de Análise Bibliográfica baseando-se apenas no trabalho das professoras Leticia Rocha Machado e Patrícia Alejandra Behar, intitulado: Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Destacando dentro dos estudos feitos apenas o planejamento didático em EAD como a principal ferramenta para alcançar a aprendizagem da classe idosa. Constatando na conclusão que de fato sem planejamento didático não é possível alcançar classe alguma de estudante, principalmente a idosa.

Palavras-Chave: Tutor EAD. Planejamento. Didático.

Introdução

Diante de um mundo globalizado pelo avanço da Internet não é de se admirar que a educação evoluísse. E como tudo que evolui, precisa ser estudo, não é diferente em relação ao ato de educar por meio de uma nova educação que busca alcançar não só uma sala de aula, e sim, todo o mundo que se faz a sua volta buscando atingir diferentes camadas sociais e diferentes idades. Por isso esse pequeno trabalho faz uma reflexão sobre o planejamento como forma de propor um ensino de qualidade direcionado a classe mais idosa que cada vez mais tem procurado se aprimorar sobre o uso do AVA.


O Planejamento Educacional

O planejamento é a principal ferramenta para se alcançar um objetivo elaborado na educação EAD, que é o de ensinar. Principalmente quando o ensinamento é direcionado aos idosos que apresenta um tempo didático de aprendizagem mais vagaroso quando comparados a uma classe de jovens.

O planejamento é fundamental em cursos virtuais pois, a partir do plano de ação, o professor ou gestor pode pensar sobre as necessidades dos alunos. A organização cria situações de segurança com os idosos, principalmente nas ações durante as aulas. Estas foram apreciadas e avaliadas positivamente de forma geral. Completando com o depoimento de um dos idosos sobre a avaliação do professor: Creio que todo o idoso que esteve na sua aula aproveitou muito, pois o seu domínio da matéria e da tecnologia são seguros e produzem muita satisfação no aprendizado (SlC5Q - Fragmento do Questionário). (MACHADO; BEHAR, 2015).

Como a própria citação anterior de um idoso menciona “pois o seu domínio da matéria e da tecnologia são seguros e produzem muita satisfação no aprendizado”. O que significa que não é só preciso se ter muito conhecimento e domínio tanto da área de atuação como também das novas tecnologias que surgem a cada dia, e sim, aprimorar os conhecimentos sabendo como ensina-los aos discentes por meio de um planejamento didático bem elaborado. O que leva tempo e demanda uma grande dedicação visando alcançar os idosos que necessitam de muita paciência para aprenderem algo novo.

Considerações Finais

Não importa qual seja a faixa etária, o ensino só poderá alcança-la se houver planejamento levando em conta seu perfil e as suas necessidades. E isso se torna mais forte quando se trata de uma classe de discentes que são de terceira idade. Ou seja, o tutor é o responsável direto em relação à aprendizagem ou não aprendizagem desses alunos envolvidos no processo. Até porque existe uma grande parte da população idosa que ainda não faz uso das tecnologias, o que torna o papel de ensinar mais complicado e emocionante. Pois, o tutor também terá que buscar possibilidades dentro de todo o seu planejamento de como ensina-los também a informática além da sua área de conhecimento trabalhada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Referência bibliográfica

MACHADO, L. R; BEHAR, P. A. Educação à distância e cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Disponível em: <http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/portal/frameset.jsp> Acesso em: 01 de janeiro de 2016.


O que fazer?

E quando se conhece uma bela mulher
A beira da lagoa de água azul sem igual
Com direito a coral de grilo cantando bem me quer
Acompanhado por uma coreografia de bailarinas cisnes magistral!

Uma cupida que lá do alto está assistindo
Mas, que ao mesmo tempo joga sua luz,
Fazendo um circulo e criando um cenário de amor!
De tanto uma ao outro está falando e se ouvindo
Dentro do cenário criado os corpos vão se aproximando
Os lábios faiscando,
De repente:
O toque,
Um beijo explosivo!
Que esplendor!

As estrelas no céu aumentam o grau de cintilação
A lua chora de alegria e derrama toda a sua emoção
Que suas lágrimas caem sobre o novo casal
Que acaba de nascer na forma de benção!

Eles entendem que o universo fez a confirmação
Ele nasceu para ela e ela para ele também
Como explicar isso?
Amor à primeira vista, fogo ou paixão?
Não interessa, tem coisas que estão além,
Da humana compreensão!

Por isso que então,
Sob uma gigantesca castanheira oca
As mãos dele toca o corpo dela e as delas o corpo dele!
Aguenta coração!

- Acorda! Teu amigo te espera, o Robertão!
-Que tédio! Mais um dia sem sonho completado,
Sem emoção, sem trabalho realizado e com uma altíssima inflação!


Gilson Silva de Lima