segunda-feira, 3 de março de 2014

1ª Reunião do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Musical do Tocantins


QUEM SOMOS NÓS

Observatório de Educação Musical do Tocantins é um grupo de estudos e pesquisa vinculado à Universidade Federal do Tocantins em atividade desde fevereiro de 2014. O objetivo do grupo é a produção e difusão de conhecimento sobre educação musical no contexto regional.


A primeira reunião do Observatório de Educação Musical do Tocantins foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2014, às 15 horas, no Auditório do Bloco III, Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas.

Presentes: Adriana dos Reis Martins, Anne Raelly Pereira de Figueirêdo, Bruno Barreto Amorim Campos, Carlos Alberto Moreira de Araújo Júnior, Dayhan Deives Camelo Lopes, Gutemberg Nicácio de Lima, Heitor Martins Oliveira, Marcelo Alves de Oliveira, Marcos Lima Chagas Ferreira,Mayara de Medeiros Tôrres, Rubenildo Ferreira de Araújo, Tiago Martins de Araújo, Veridiana de Cássia Barreto Cesarino.


A reunião foi convocada com a seguinte pauta:
1. Apresentação dos participantes;
2. Apresentação do grupo e projeto de pesquisa (líderes);
3. Questões de pesquisa e planos de trabalho(clique para visualizar);
4. Organização de ferramentas de trabalho;
5. Definição de calendário de reuniões;
6. Encerramento e encaminhamentos.


Por se tratar da primeira reunião, o foco de todo o encontro foi na apresentação dos componentes e da proposta a ser desenvolvida pelo grupo. Após as apresentações individuais, Adriana e Heitor apresentaram os objetivos do Observatório e o projeto de pesquisa proposto para o trabalho inicial com suas questões e subtemas: a música na educação formal de tempo integral, analisada sob os aspectos das políticas públicas, da gestão educacional, da formação de professores e das concepções e práticas desenvolvidas nos contextos escolares.
Anne, vinculada à Secretaria Estadual de Educação, trouxe dados preliminares sobre a realidade do ensino de música no sistema estadual e ressaltou que, dentre as modalidades de regimes escolares, encontramos as escolas de tempo parcial, as de tempo integral e as de jornada ampliada. Em cada um destes contextos, há diferentes realidades do ensino de música. Ressaltou ainda a importância de propor a reconstrução de um histórico da educação musical no Tocantins como subsídio para o desenvolvimento da pesquisa sobre as condições atuais.


Bruno, Gutemberg e Veridiana também contribuíram com o debate destacando, principalmente, questões relacionadas à 

Os encaminhamentos da reunião foram:
1.           Solicitação de que todos os membros do grupo forneçam endereço eletrônico dogmail para utilização das ferramentas de comunicação do Observatório;
2.           Solicitação de que todos os membros do grupo providenciem e/ou atualizem o cadastro de seu currículo na Plataforma Lattes;
3.           Solicitação que os membros do grupo analisem as linhas de atuação no projeto para definirem qual será a sua contribuição específica;
4.           Definição das diretrizes para agendamento de reuniões que deverão ocorrer ordinariamente, uma vez por mês, preferencialmente às sextas-feiras, no horário de 16h às 18h, visando ainda o agendamento do recurso de videoconferência com os campus de Arraias e Tocantinópolis.
5.           Agendamento de encontro com os estudantes Marcelo, Mayara e Rubenildo para sexta-feira, 7 de março, às 14h30min, na sala 3A do BALA II para orientação de formulação de plano de trabalho para submissão ao edital dos programas institucionais de iniciação científica.
Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi concluída às 17 horas.